Que tal fazer uma cortina de macramê? Eu acho a técnica bastante interessante, mas nunca me aventurei em fazer nada. Não é simplesmente olhar e sair fazendo. Há técnica e cuidado na hora do trançado. Mas essa cortina me pareceu mais fácil e até vale a pena o risco de não ficar bom. E como apenas parte da cortina é trançada, menor o risco de você desistir no meio do caminho.
Aqui a cortina foi usada como porta. As vezes você não tem espaço em um determinado local ou, simplesmente, não quer separá-lo com uma porta. O uso de uma cortina surge, então, como uma boa ideia e, no caso, eu achei que ficou ótimo.
Para ilustrar de forma clara como deve ocorrer o trançado dos fios, o passo a passo foi feito com fios coloridos para ilustrar melhor o processo.
O primeiro passo é (1) amarrar quatro cordas (cor de sua preferências) juntas no varão que será usado para pendurar a cortina. Não esqueça de colocar fita ou outro material no final do varão para evitar que a corda escape e acabe com seu trabalho. (2) Pegue a corda externa direita (rosa) e passe-a para o lado esquerdo sobre as outras duas cordas do meio. Então pegue a corda externa esquerda (amarela) e passe-a por baixo do fio rosa e por trás das costas daqueles no meio, então por cima da costa rosa no outro lado (ver a figura que fica mais fácil. (3) Puxe as duas cordas para apertar e apenas reverta o que fez na primeira etapa. Puxe estas duas vertentes apertando até que faça um nó com as cordas da etapa anterior. Essa é a parte mais difícil. O restante das etapas basta repetir estes movimentos básicos.
(4) Repita os passos 1 a 3 com mais quatro cordas para fazer outro nó ao lado de seu primeiro nó. Traga as duas cordas mais à direita do primeiro nó para fazer um novo grupo com as duas mais à esquerda. (5) Repita o nó básico com o novo grupo. (6) Aperte as duas cordas e, então, inverta o primeiro passo. Repita o nó básico com ambos os grupos e continue este processo até que você tenha feito tantas linhas quanto você gostaria.
Quando começar a fazer a cortina, certifique-se de manter os nós com as mesmas distâncias. Uma régua pode ajudar nisso. Na foto, uma vez eu feitas cinco fileiras de nós, o resto da corda ficou pendurado.
Para finalizar, enrole fita adesiva (fica crepe ou outra fita branca, se for essa a cor da corda) em torno das extremidades que batem no chão, evitando desfiamento.
Curtiram? Se fizerem em casa, não esqueçam de avisar como ficou.
Via A Beautiful Mess.






PERFEITA!! PARABÉNS!
😉
Qual foi o material utilizado na confecção desta cortina !
Amei !
Corda. Os itens usados estão listados no post 😉
Não estão no post não, a não ser que meu navegador e o da Vanu esteja com problemas. “Corda” também é meio genérico, já que existem cordas de diferentes espessuras e materiais. Enfim, ficou muito bonito, vou procurar “corda” em algum lugar, que não sei onde, e tentar.
Como você pode perceber no post, Juliana, não fui eu que fiz o projeto.
Apenas traduzi o texto do Blog A Beautiful Mess (link ao final da matéria).
Você pode olhar no original mais informações.
Boa tarde Michele pode me dizer quanto metros usou por cada corda
Que tipo de fio foi usado para fazer essa cortina?
Foi um tipo de corda com fio mais liso. Não sei exatamente qual.
Adorei!!! Parabéns pela idéia!! Você pode me informar quantos metros de corda utilizou para cada fio? Obrigada!!!
Olá, Priscila.
O tamanho da corda depende da altura da porta ou outro local no qual vai instalar.
O ideal é calcular pelo menos uns 30% a mais no comprimento, considerando o trabalho de macramê.
Amei sempre gostei dessas coisas e depois dessa ideia comecei a pesquisar sobre macramé e vou começar hj a fazer a cortina para minha casa
Que bom. Depois nos mande uma foto 😉
Olá, bom dia.
Adorei, dá pra fazer com outro material aque não seja corda?
Uma fita mais encorpada, por exemplo??
Obrigada e parabens pelo trabalho.
Sim 😉
Adorei. Vou fazer uma para mim.muito linda.
Há muitos anos, uns 50, talvez, eu fazia bolsa com fios de nylon, cujos pontos eram exatamente esse, o tal macrame. Fazíamos pra vender, Eram de diversas cores, bem bonitas.
De repente vou fazer uma cortina dessa, mas nao sei nem onde será colocada.
Isso. Boa sorte.
Parece um tipo de cordão grosso e “acetinado” lembrando muito o cordão de acabamento de carpete. Acredito que ficaria lindo com barbante bem grosso, mas talvez esse acetinado seja melhor para manusear os nós! Muito bom, amei!
Que bom, Kuca.
Depois nos mande uma foto se fizer.
gostaria de saber o metro usado para cada fio colocado no varão, muito linda tenho vontade de fazer mais não sei bem a metragem dos fios para o comprimento, sei que se sobrar é só cotar mim ajude quero fazer uma bj!
Beth, precisa medir sua porta e adicionar mais 1m por garantia.
Pingback: Como copiar as tendências de decoração do Pinterest • MeuEstiloDecor
Vim atrás de um tutorial de cortina em macramé e cheguei aqui,percebi depois que era o seu blog, Michele. Te sigo já faz um tempão, desde o casamento de all star, da casa container e agora o bebê. Enfim, parabéns pelo trabalho, foi uma surpresa muito boa te encontrar por aqui. Te acho incrível!
Obrigada, querida.
Achei lindo seu trabalho. Gostaria de saber,ql eh a metragem d corda,pra fazer a cortina. Bjos